sexta-feira, 18 de março de 2011

Análise Final Fantasy X


Final Fantasy X (ファイナルファンタジーX Fainaru Fantajī Ten) é um RPG feito pela Square Enix (Squaresoft) e saiu no Japão dia 19 de Julho para a PlayStation 2 e saiu dia 29 de Maio em 2002 na Europa.
O Final Fantasy X gira a volta de um mundo chamado Spira.
Como em todos os lugares existem sitios de clima quente e clima frio, e Final Fantasy X transmite isso, desde as pequenas ilhas como Besaid Island, ao grande Deserto de Bikanel sao terras de clima quente.
De clima frio podemos encontrar lugares como a Macalania Woods e o Mt.Gagazet.
Final Fantasy X transmite muitas sensações e acontecimentos que acontecem na vida real. Um dos acontecimentos que revelam e mostram semelhanças na nossa socieadade é a religião. Em Spira existe o Yevon um suprema religião.
Dentro dela existem os Summoners. Os Summoners são invocadores, ou seja o seu trabalho é guiar as almas perdidas até ao seu caminho.
Outra semelhança sâo as raças humanas, existem quatro raças diferentes dos humanos: Os Al Bhed, os Guado e os Ronso e os Hypello.



Os Al Bhed sao humanos com uma caracteristica especial: têm os olhos verdes com o desenho de uma espiral em vez de uma irís e têm uma lingua propria.
Os Guado são meio humanos mas são mais diferentes que os Al Bhed, eles possuem orelhas grandes, unhas enormes, cabelo azulado.
Os Ronso não tem caracteristicas humanas mas sim de animais, tem a aparência de um Leão Azul e andam sob duas patas apenas e possuem um enorme corno no meio da testa.
Por fim os Hypello são umas criaturas azuís com antenas.

Neste Final Fantasy existem cerca de sete personagens principais e ambas todas jogaveis: Tidus, Yuna, Wakka, Lulu, Kimahri, Rikku e Auron.
A nossa historia começa com Tidus, um jovem de 17 anos e um jogador de Blitzball, um desporto aquatico semelhante ao futebol mas debaixo de água, pertence a equipa dos Zanarkand Abes. Tidus vive em Zanarkand, uma cidade cheia de edificios, uma cidade que nunca dorme.
Numa noite quando estava a haver um jogo de Blitzball a equipa de Tidus ia jogar, Tidus era um dos melhores jogadores da epoca tinha bastante fama principalmente entre as raparigas. No meio desse jogo quando Tidus estava a preparar-se para marcar o seu golo especial acontece algo inesperado, apareçe Sin.
Sin era uma enorme criatura maligna que destruia vidas e lares a muita gente. Tidus foi afastado pela explusão e deu caras com um grande amigo do seu pai, Auron.
Auron pediu a Tidus que fosse com ele para destruirem uma pouca parte de Sin que estava perto deles. Uma enorme explusao surgiu outra vez e Tidus vai parar a um lugar desconhecido. Estava num mar com bastantes ruinas a sua volta. Quando consegue encontrar um lugar para descansar é atacado por um Fiend mas onde é ajudado por uma misteriosa pessoa. Após a derrota eles levam Tidus para o seu barco e exigem a Tidus para lhes ajudar nas ruinas.

Tidus não tem outra opção e decide ajuda-los. Após cumprirem a missão Tidus descobre que a rapariga é uma Al Bhed e que se chama Rikku. Rikku conta-lhe que esta em Spira e fica bastande surpriendida quando Tidus afirma que era de Zanarkand uma suposta Cidade que tinha sido destruida a 1000 anos atràs. Tidus começou a perceber que estava no futuro. Nesse preciso momento Sin volta a atacar e Tidus é levado para uma ilha, a ilha de Besaid (Besaid Island). La conhece um homem chamado Wakka que tambem jogava Blitzball. Nessa Ilha Tidus soube que Wakka era um Guardian de uma Summoner. Aprendeu sobre os templos, sobre Yevon e um pouco do trabalho de um Summoner e sobre os Aeons que eram criaturas misticas que so os Summoners conseguiam invocar.
Conheceu Yuna a summoner de Besaid onde nasceu uma forte amizade, e que descubriu que o seu Pai Jecht, tinha sido um guardian do pai de Yuna, Lord Braska um sommoner que tinha derrotado Sin á 10 anos atràs. Tidus decide embarcar numa viagem com Yuna e os seus guardians, Wakka, Lulu e Kimahri, um Ronso que protegia a vida de Yuna desde que ela era pequena. Nessa viagem havia varios objectivos: Encontrar o seu Zanarkand, e ajudar a Yuna a cumprir o seu trabalho.

Juntos vivem bastantes aventuras e perigos. Descobrem muitos segredos e mentiras as quais têm de desvendar. Na sua viagem chegam a encontrar Rikku e Auron que se tornam guardians da Yuna tambem. Os seis juntos, vivem aventuras inesqueciveis atè ao fim da sua jornada.
Final Fantasy X é um jogo que vai trasmitir emoções unicas e inesqueciveis.
A sua jogabilidade é bastante optima, apesar de só podermos controlar Tidus e em especias situações algumas personagens.
Quanto ao Som a qualidade é exelente, as musicas são completamente uma bela arte sao muito emocionais e são bem adequadas aos momentos.
Os graficos sao optimos e temos o privilegio de ver cutscenes especiais com graficos exelentes.
O unico problema do Final Fantasy X é ser bastante linear na história principal. Temos possibilidade de voltar a lugares atrás mas isso só é possivel quase no final do jogo.
Na minha opinião é o melhor Final Fantasy de todos até aos dias de hoje.
A nota final para este jogo numa escala de 0-10 o Final Fantasy X recebe: 9 (por mim recebia 10 a tudo mas temos de análisar os aspectos negativos e juntar tudo).
Espero que tenham gostado desta análise pois tive um enorme gosto ao realiza-la.
Fiquem a vontade de dar a vossa opinião!
Obrigada por lerem a minha análise!

Naminé ~

Um comentário: